Sejam bem-vindos!

O propósito deste blog é compartilhar (e aprender) os desafios reais de se estruturar um centro de P&D no Brasil com foco em negócios.

8/24/2011

Empreendedorismo Organizacional


Continuando o tema pessoas, vou escrever hoje sobre intraempreendedorismo, ou empreendedorismo organizacional. Este é um assunto que me interessa, pois estava querendo implantar na empresa um portal para gestão de idéias (ou criatividade, como quiserem chamar).
Nossos colaboradores são muito criativos e nosso time de P&D recebe freqüentemente novas idéias para projetos e parcerias. Eles estão em constante contato com clientes e conhecem de perto suas necessidades e, também estão antenados com o estado da arte de tecnologia em suas áreas de pesquisas (temos muitos funcionários fazendo mestrado ou doutorado).
No entanto, tenho percebido que só com as idéias (escopo, justificativa, etc.) fica complicado de selecionarmos as reais oportunidades. Por este motivo, estou pensando em mudar o perfil do portal de idéias para um foco mais empreendedor, já que este ainda não foi inaugurado.
Quando digo um portal com um perfil mais empreendedor, penso logo em colaboradores que vão além das idéias, que procuram desenvolvê-las como um projeto e até criar um business case. Um intraeempreendedor faz bem mais do que pensar em novos conceitos e reconhecer oportunidades comerciais, ele deve estruturar a proposta que tem em mente, analisar prazo e quais seriam os recursos necessários e avaliar o retorno do projeto para a empresa.

No momento, estamos estudando ferramentas e escrevendo nosso processo para gestão das novas oportunidades. E já observamos que os desafios são diversos, vai desde a infraestrutura até o programa de motivação dos colaboradores.

Bom, quando eu tiver mais novidades, compartilharei com vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário