Sejam bem-vindos!

O propósito deste blog é compartilhar (e aprender) os desafios reais de se estruturar um centro de P&D no Brasil com foco em negócios.

8/01/2011

Da teoria à prática

Uma parte do título deste blog "é na prática" e comentei no meu primeiro post sobre meus estudos de doutorado e, portanto, vocês devem estar se perguntando: "caramba, vai ser toda aquela teoria de sempre sobre inovação e cadê os bizús?"
A preocupação é muito válida, principalmente porque, na minha opinião, o termo inovação já virou uma palavra da moda e que representa a resposta de todos os nossos problemas, principalmente, se juntarmos com o termo sustentabilidade  :)
Bom, de qualquer maneira, é importante conhecermos alguns conceitos. Muitas vezes escutamos pessoas comentando sobre Inovação Aberta, sem mesmo ter idéia da complexidade deste novo (não tão novo) paradigma. É claro que na teoria é muito mais fácil escrever sobre modelos e estratégias para a inovação, o que precisamos é conhecer os que melhores se aplicam a nossa realidade e adaptá-los.
Um exemplo, do mundo de software (da minha veia de computeira), são os famosos métodos ágeis para gestão de projetos de software. Quem conhece as dificuldades em se desenvolver software com qualidade e que satisfaça o cliente, ao ler essa teoria fica encantado. Mas implantação na prática depende de várias variáveis como os processos organizacionais existente e a maturidade da equipe. Tudo isso deve ser considerado para que o processo realmente funcione, e muitas vezes foge da teoria.
Quanto aos bizús: vou tentar descrever algumas experiências conhecidas e fica a cargo de vocês interpretá-las se são úteis ou não, e na verdade espero aprender algumas dicas com vocês.

Ah, prometo que no próximo post começo a escrever sobre o assunto deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário