Sejam bem-vindos!

O propósito deste blog é compartilhar (e aprender) os desafios reais de se estruturar um centro de P&D no Brasil com foco em negócios.

9/08/2011

Inovação em serviços

Prezados leitores, não fiquem preocupados o blog ainda não entrou em inanição :) , estes últimos dias foram tão corrido que eu apenas não consegui dedicar tempo para escrever algo útil.

Bom, hoje vou falar de inovação em serviçõs, na verdade são trechos de um artigo que escrevi há algum tempo.

É fato que a inovação é parte essencial da estratégia de uma organização que busca vantagens competitivas na indústria em que atua, e as empresas de serviços não se excluem desse objetivo. Por muito tempo, o setor de serviços ficou marginalizado nos estudos econômicos sobre inovação, no entanto a literatura recente em serviços é bem convergente ao citar o setor como inovador. Apesar de suas características inovadoras, os principais autores consideram a inovação em serviços com um caráter menos tecnológico ao comparar com uma indústria de produtos, focada, principalmente em inovações de processos organizacionais. E até sensato dizer, focada no aprimoramento das pessoas que participam do processo inovador (Por isso, falo tanto de pessoas aqui no meu blog).
Essa aparente ausência de inovação tecnológica é até um despropósito quando estamos analisando empresas de serviços em tecnologia.  Essa falsa sensação se deve ao fato de seus projetos, sejam comerciais ou de pesquisas, serem voltados para a busca de soluções para problemas encontrados no ambiente de seus clientes. Isto é, as empresas de serviços pouco investem em pesquisa básica pura ou orientada, pois para gerarem valor de negócio seus projetos já são aplicados a desafios existentes.
Além disso, a inovação em serviços é vista como o precursor da inovação na indústria, com seus processos mais eficientes que facilitam a produção industrial e possibilitam que as indústrias consigam colocar novos produtos rapidamente no mercado, mas para isso é importante que as empresas de serviços estejam alinhadas com os outros atores da cadeia de inovação da qual faz parte.


Por estes motivos, promover a inovação em uma empresa de serviços é importante. No próximo post, podemos discutir sobre as responsabilidades da área de P&D em serviços.


Prometo não demorar tanto para o próximo post. Ah, tenho recebido comentários por email, por favor, não se intimidem em compartilhar suas idéias com todos aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário