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O propósito deste blog é compartilhar (e aprender) os desafios reais de se estruturar um centro de P&D no Brasil com foco em negócios.

10/10/2011

Responsabilidades de P&D em serviços

Em meu último post, há mil anos atrás, comecei a escrever sobre inovação em serviços. Dando continuidade, vou comentar sobre algumas responsabilidades de P&D em serviços.

A área de P&D e inovação em uma empresa de serviço vai muito além de desenvolver produtos tecnológicos. Ele tem como objetivo desenvolver as competências essenciais da empresa e capacitar seu time de especialistas. E a inovação só ocorre quando esse conhecimento gerado é transmitido para a equipe que executa os projetos de seus clientes. É importante que as empresas de serviços tenham uma infraestrutura adequada para a gestão do seu conhecimento, gerado internamente ou adquirido, e programas para o aprendizado organizacional, para que possam fornecer cada vez mais serviços inovadores. Esse departamento também deve funcionar como um facilitador para a disseminação do conhecimento dentro da empresa. Ele deve estar em contato direto com outras áreas como vendas & mercado, engenharia, operação e recursos humanos.
No entanto, como já dissemos, o conhecimento das novas tecnologias não é restrito aos limites da empresa. Uma empresa de serviço precisa acompanhar o que acontece fora de seus limites, seja o que seus clientes estão exigindo ou seus competidores fazendo. É importante saber gerenciar eficientemente essas parcerias.

As parcerias ocorrem freqüentemente entre empresas que precisam de uma determinada tecnologia que não pode ser desenvolvida por uma única empresa seja pela ausência de conhecimento ou recursos disponíveis. Normalmente esse conhecimento precisa ser adquirido de múltiplas áreas de estudo o que torna o desenvolvimento de novas tecnologias mais complexo. Na tentativa de superar as barreiras do desenvolvimento de uma tecnologia complexa, reduzir custos e compartilhar os riscos do projeto, os modelos de inovação aberta e redes de inovação, são uma ótima opção. Principalmente, quando existe uma parceria estratégica entre as empresas de serviços e os outros atores da cadeia produtiva, fornecedores e clientes, por exemplo.
Outras vantagens encontradas na formação de parcerias de inovação tecnológica são: multiplicação dos recursos humanos especializados; otimização dos recursos financeiros e físicos; redução do tempo de execução dos projetos de P&D; e, utilização de incentivos governamentais para apoio a pesquisa e inovação.
Portanto, P&D em serviços é responsável por organizar e disseminar o conhecimento interno da empresa, bem com o que está sendo criado fora de seus limites.


Um grande abraço e até o próximo!

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